sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate Ensopado

Ingredientes:

Massa:

-6 ovos
-250 gr de açúcar
-200 gr de chocolate em tablete
-80 gr de manteiga
-220 gr de farinha
-1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Xarope:

-150 gr de açúcar
-1.5 dl de água
-1 colher (chá) de café solúvel
-1 colher (sobremesa) de chocolate em pó

Creme:

-8 folhas de gelatina incolor
-300 gr de açúcar
-80 gr de maizena
-4 ovos
-4 gemas
-1 lt de leite
-2 colheres (sopa) de coco ralado



Bata as gemas com o açúcar, até obter um preparado cremoso. À parte, derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga e junte-o ao preparado anterior, batendo sempre.

Ligue o forno a 180º. Bata as claras em castelo e envolva-as ao preparado de chocolate alternando com a farinha e o fermento.

Unte três tarteiras de 22 cm com manteiga, polvilhe com farinha e forre o fundo com papel vegetal também untado. Verta o preparado nas formas e leve a meio do forno durante 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Faça o xarope. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver, durante três minutos. Retire, junte o café e o chocolate e mexa. Deixe arrefecer um pouco. Com um garfo, pique os bolos e regue-os com o xarope.

Demolhe a gelatina em água fria. À parte, misture o açúcar com a maizena, os ovos e as gemas. Verta o leite morno, leve a lume brando e mexa até engrossar. Apague o lume, junte a gelatina escorrida e envolva até se dissolver.

Disponha um aro da mesma medida das tarteiras sobre o prato de servir. Coloque na base um dos bolos, verta parte do creme e faça camadas alternadas de creme e bolo, finalizando com creme. Leve ao frigorífico até ficar firme. Retire o aro e polvilhe com coco ralado.

0 comentários:

Enviar um comentário