segunda-feira, 30 de julho de 2012

Semifrio de Natas e Chocolate

Ingredientes:

Para o bolo:

-130 gr de açúcar
-120 gr de farinha
-4 ovos
-chocolate granulado q.b. para enfeitar
-óleo para untar
-manteiga para untar
-farinha para polvilhar

Para a mousse:

-200 gr de chocolate em barra
-150 gr de açúcar
-50 gr de manteiga
-4 ovos
-4 folhas de gelatina

Para o creme:

-400 gr de natas para bater com 35 % MG mínimo
-1 lata de leite condensado
-6 folhas de gelatina



Unte uma forma de aro amovivel com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º. Encaixe a borboleta, junte os ovos e o açúcar e programe 4 min/ 37º/ vel 4.
Adicione a farinha peneirada e ligue durante 20 seg/ vel 4.
Verta para a forma e leve ao forno durante 20 minutos ou até estar cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Para a mousse coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Parta o chocolate em pedaços, deite-os no copo já sem a borboleta, junte a manteiga e o açúcar e ligue 20 segundos progressivamente até à velocidade 10.
Depois programe 5 min/ 90º/ vel 1. Escorra as folhas de gelatina e deixe-as derreter no micro ondas durante 10 segundos. Adicione-as pelo bocal bem como as gemas e ligue 30 seg/ vel 6 e deite depois para uma tigela. Lave e limpe muito bem o copo, encaixe-lhe a borboleta, junte as claras e ligue 4 min/ vel 3 1/2. Adicione à tigela e envolva suavemente.

Para o creme ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Lave o copo, encaixe novamente a borboleta, junte as natas, ligue 2 1/2 min/ vel 4, verificando sempre a consistência até que fiquem em chantilly, retire e reserve.
Tire a borboleta e coloque o leite condensado no copo. Escorra a gelatina e deixe-a derreter no micro ondas durante 10 segundos. Ligue a bimby na velocidade 6, junte a gelatina em fio pelo bocal, desligue e envolva com o chantilly.

Corte o bolo em 3 rodelas. Limpe a forma com um pano, unte com um pouco de óleo, disponha uma rodela de bolo, espalhe por cima metade da mousse de chocolate e leve ao congelador até prender um pouco. Coloque depois outra rodela de bolo, cubra com 3/4 do creme branco e leve novamente ao congelador. Coloque então a terceira rodela de bolo, espalhe o resto da mousse e do creme branco, misture ligeiramente para dar o efeito que vê na foto e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme e polvilhe com chocolate granulado ou com enfeites a gosto.


Fonte: TERC Nº 55 - Ago 2012

0 comentários:

Enviar um comentário