quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Rebuçados de Funcho e Eucalipto

Ingredientes:

-1 kg de açúcar
-500 ml de água
-10 gr de essência de funcho
-manteiga sem sal q.b.



Preparação:
Leve ao lume numa panela a água e o açúcar ate formar o ponto de “bola mole”
Acrescente a essência e mantenha ao lume até atingir o ponto de “bola dura” e depois o de rebuçado, que é o de bola dura já amarelo.
Deite esta pasta numa travessa untada com a manteiga, deixe-a arrefecer um pouco e puxe em seguida bocados desta mistura com formato de charuto e largura de um dedo.
Com pancadas bruscas de uma faca, parta os rebuçados com cerca de 3 cm de comprimento e guarde-os em caixas hermeticamente fechadas. 



Notas: Rebuçados de aspecto artesanal, cilíndricos, de tamanho variável, de cor amarelo-alaranjada, translúcidos e com sabor a funcho. São comercializados em pequenos sacos de plástico e são uma guloseima que pode ser comida a qualquer hora do dia. Por possuírem funcho, são utilizadas como calmantes para a tosse. Uma outra variante é os rebuçados de eucalipto, de cor verde, em que a essência de funcho é substituída pela essência de eucalipto.
O funcho é uma planta aromática cultivada, encontrando-se também em modo espontâneo. Noutros tempos, aquando da descoberta da Ilha, as referências bibliográficas apontavam para a sua abundância, resultando no nome “Funchal”.
Os rebuçados de funcho bem como os rebuçados de eucalipto tornaram-se em produtos típicos procurados por nacionais e estrangeiros. 



Fonte: Café Restaurante Apolo

1 comentários:

Cantinho da Partilha disse...

Muito interessante esta partilha! Nunca tinha visto!
Nina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

Enviar um comentário