quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Queijadas da Madeira

Ingredientes:

Para a Massa: 


-250 gr de farinha de trigo
-250 gr de manteiga
-2 c. sopa rasas de açúcar

Para o Recheio:


-500 gr de requeijão
-500 gr de açúcar
-12 gemas
-2 claras 



Preparação:
Peneira-se a farinha com o açúcar, junta-se a manteiga e amassa-se esta mistura de maneira a obter uma massa bem ligada. Se necessário juntam-se umas gotas de água, mas aconselhamos que não o faça. Deixa-se a massa descansar durante 4 ou 5 horas.
Entretanto, passa-se o requeijão por uma peneira fina; adiciona-se o açúcar e mexe-se bem. Em seguida juntam-se as gemas uma a uma, mexendo bem entre cada adição, e finalmente as claras. Bate-se tudo até o preparado ficar bem homogéneo.
Passado o tempo de repouso, estende-se a massa muito fina e corta-se aos quadrados. No centro de cada quadrado coloca-se uma colher do recheio preparado. Dobram-se as pontas da massa sobre o recheio, de modo a ficar visível o centro.
Coloca-se cada queijada sobre um quadrado de papel manteiga, que por sua vez se coloca sobre um tabuleiro. Levam-se as queijadas a cozer em forno bem quente. À saída do forno unta-se a massa com manteiga.



Notas: Feitas à base de requeijão, ovos e açúcar, as queijadas da Madeira têm origem conventual (doces confeccionados nos conventos) e são uma das mais apreciadas iguarias da doçaria regional.
Tirando o tempo que a massa deverá repousar, são extremamente fáceis de fazer e a sua confecção compensa e muito o resultado obtido.
São fantásticas como pequeno-almoço ou lanche acompanhadas de sumo, chá, café ou simplesmente como sobremesa. 



Fonte: Café Restaurante Apolo

1 comentários:

Cantinho da Partilha disse...

Devem ser uma delicia!
Nina
https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

Enviar um comentário