terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Picado à Madeirense

Ingredientes:

-500 gr de carne vaca (rabadilha ou lombo) cortada aos cubos
-2 folhas de louro
-3 dentes de alho
-manteiga q.b.
-sal q.b.
-1 c. sopa de sopa rabo boi
-½ cubo de caldo de carne
-1 copo de vinho branco
-um fio de azeite

 

Preparação:
Começa-se por temperar a carne com o louro e os alhos picados, envolvendo-a bem nestes ingredientes.
Numa frigideira larga deita-se manteiga, seguidamente a carne de forma espalhada para não pegar, o cubo de carne e o azeite.
Poderá nesta fase acrescentar molho de soja caso o mesmo seja do seu agrado, cogumelos com um pouco de natas, bechamel e também pimentos verdes e vermelhos para conferir um colorido especial à travessa.
À medida que for fritando convém que se vá mexendo. Tempera-se com o sal, a sopa de rabo de boi, o alho e o vinho branco.
Depois de feito, deixa-se a mistura a “marinar” um pouco dentro da frigideira para ganhar maior paladar. 

O picado madeirense é normalmente acompanhado com batatas fritas, salada, azeitonas. Em determinados sítios é sugerida também a variante de acompanhamento do milho frito ou do arroz branco. 


Notas: O Picado ou picadinho é um prato tradicional da Madeira e portanto muito confeccionado nos restaurantes da região.
O picado é normalmente servido numa travessa sendo partilhado por várias pessoas, que picam ou se servem da mesma travessa, com um palito ou com um garfo.
É possível encontrar também a variedade do picadinho de frango, porco, polvo e de lulas, embora a receita e a própria apresentação sejam bastante diferentes.



Fonte: Café Restaurante Apolo

0 comentários:

Enviar um comentário