quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bolo do Caco

Ingredientes:

-750 gr de farinha de trigo
-1 c. chá de fermento para pão esfarelado
-50 gr de massa de pão crua
-sal q.b.



Preparação:
Peneire a farinha para dentro de um alguidar e, no meio, deite o fermento e a massa crua.
Aos poucos, deite água morna temperada com um pouco de sal. Misture com as pontas dos dedos, envolvendo primeiro os ingredientes do meio com a farinha até ficar bem ligado.
Amasse como se fosse pão, juntando água em pequenas porções, de modo a obter uma massa homogénea.
Divida em quatro partes e, sobre cada uma, dê um golpe profundo, em cruz, com a mão.
Forre a mesa com uma toalha branca e polvilhe com farinha. Coloque em cima os pães, distanciados uns dos outros.Tape com a toalha e deixe levedar até os golpes desaparecerem.
Dê o formato de bolachas com cerca de 3 cm de espessura e pelo menos um palmo de diâmetro.
A cozedura tradicional é feita sobre uma pedra de basalto, devidamente aquecida para o efeito, até atingir uma temperatura escaldante. Hoje, é possível adquirir placas de cimento, que podem substituir a pedra antiga na cozedura. O bolo é colocado sobre a pedra e é cozido até adquirir uma crosta fina, ligeiramente queimada. Em seguida, é virado, para que fique cozido em ambos os lados de forma uniforme.



Notas: O bolo do caco é um pão tipicamente Madeirense, que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como no Porto Santo. É consumido como entrada barrado com manteiga de alho, acompanhamento ou como iguaria principal. É comum ser utilizado na confecção de sanduíches diversas como pregos, podendo conter fiambre, chouriço, polvo, espada, etc.

As receitas têm também algumas variantes, já que umas levam batata doce, outras não têm tempo de levedura, ficando a cargo de cada um o método que mais vai ao encontro das suas expectativas.
 



Fonte: Café Restaurante Apolo

0 comentários:

Enviar um comentário