sábado, 5 de dezembro de 2015

Bifes de Atum

Ingredientes:

-1 posta de atum
-100 ml de vinagre de vinho branco
-3 dentes de alho esmagados
-1 folha de louro
-150 ml de azeite ou óleo
-1 tomate maduro
-sal e salsa q.b.



Preparação:
Cortam-se os bifes compridos mas pouco espessos, tempera-se com vinagre, os dentes de alho esmagados, o louro e sal deixando ficar nesta marinada durante algumas horas. Depois de escorridos, fritam-se os bifes de atum no azeite bastante quente. Quando os bifes de atum se apresentarem bem louros junta-se-lhe a marinada. Deixa-se ferver esmagando-se o tomate com uma colher de pau de modo a engrossar o molho.
Colocam-se os bifes numa travessa e regam-se com o molho passado por um passador e acompanha-se com milho frito, batatas cozidas ou arroz branco.

Sugestão: Se quiser fazer um prato mais simples e muito saudável, opte por grelhar os bifes de atum. Corte o atum em bifes grossos, pincele-os com a marinada coada ou com azeite e tempere-os a gosto.
Pincele beringelas e courgettes cortadas às rodelas, pimentos às tiras e tomate às metades ou às rodelas com azeite aromatizado com oregãos ou alho.
Grelhe os legumes e em seguida os bifes de atum. Sirva o atum sobre os legumes e tempere com azeite aromatizado e vinagre.



Notas: Um dos pratos de peixe mais apreciados na Madeira são os bifes de atum. Na região, dispõem de dezenas de receitas onde este peixe é o elemento principal. Há a deliciosa variante de bifes de atum em cebolada, atum grelhado ou assado e nesta receita especificamente, poderá adicionar oregãos, pimenta da terra e especiarias, sendo que estas escolhas dependem naturalmente da preferência de quem os confecciona.
Independentemente da variante que irá utilizar, o atum deverá ser sempre sangrado antes de consumido, mergulhando-o durante algumas horas em água, que deverá ser mudada pelo menos uma vez. 



Fonte: Café Restaurante Apolo 

0 comentários:

Enviar um comentário