sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Semifrio de Whisky

Ingredientes:
 
Para a Base:

 
-2 ovos
-1 gema
-130 gr de açúcar
-raspa de um limão
-90 gr de farinha
-½ c. chá de fermento

Para o Semifrio:


-2 pacotes de pudim flan 

-800 ml de leite
-2 c. sobremesa de maizena
-3 c. sopa de açúcar
-12 folhas de gelatina incolor
-200 ml de natas
-50 ml de whisky
-150 ml de leite condensado
-chocolate para polvilhar



Preparação da base:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda (que deve ser do mesmo tamanho que a forma do semifrio) com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater os ovos com a gema, até obter um batido fofo. Adicionar o açúcar e a raspa do limão e bater bem firme. Peneirar a farinha com o fermento e envolver no preparado anterior.
Verter a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno até ficar cozido.

Preparação de semifrio:
Colocar apenas o aro da forma de semifrio sobre um prato (o prato deve ser completamente raso). Cortar a base em duas camadas iguais e colocar uma no fundo do aro.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Misturar os pudins com um pouco de leite para desfazer o pó. Adicionar a maizena e uma colher de açúcar. Mexer um pouco até ficar tudo desfeito.
Levar o restante leite ao lume e assim que ferver juntar o pudim. Mexer continuamente até engrossar um pouco. Juntar as folhas de gelatina (previamente dissolvidas em água quente) e misturar bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Se o creme ficar com pequenos grumos, passar o creme pelo passador.
Bater as natas e quando ficarem firmes juntar o restante açúcar e o whisky. Envolver até obter um creme homogéneo e adicionar o leite condensado. Misturar o preparado das natas ao preparado ao pudim.
Levar ao congelador a prender um pouco (para quando colocar no aro não escorra para fora).

Verter metade do creme para cima da base, colocar a outra base e verter o restante creme. Levar ao congelador durante uns minutos e depois ao frigorífico pelo menos 3 horas. 


Fonte: Baunilha e Caramelo

1 comentários:

therasiathecook disse...

A sobremesa favorita de uma das minhas tias é a tarte de whisky da Olá, esta parece ser parecida será? Sinceramente parece ser mil vezes melhor :D Vou-lhe dar a receita, como estou longe n posso ser eu a fazer.

www.therasiathecook.blogspot.com

Enviar um comentário