quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tarte Seda de Chocolate

Ingredientes:

Massa:

-1/4 de chávena de açúcar
-1/2 chávena de manteiga gelada
-1 gema
-1 1/4 chávena de farinha de trigo
-uma pitada de sal fino

Recheio:

-200 gr de chocolate meio amargo picado
-1/2 chávena de açúcar
-3/4 de chávena de manteiga
-1 1/2 colher (chá) de baunilha
-2 gemas
-grades de chocolate para decorar



Deite o açúcar, a manteiga cortada em pedacinhos e a gema numa tigela e misture com um garfo. Junte a farinha e o sal e amasse rapidamente. Estenda a massa e forre uma tarteira com 22 cm de diâmetro, untada. Forre o fundo com papel vegetal e espalhe uma camada de feijão cru por toda a superfície. Asse no forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos. Tire os feijões e o papel, e asse até a massa estar dourada. Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria. Tire do lume e deixe arrefecer. Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve. Junte, sem parar de bater, o chocolate e a baunilha. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Guarde no frigorífico durante 30 minutos. Espalhe sobre a tarte pronta desenhando arabescos. Decore com grades de chocolate.

1 comentários:

Anónimo disse...

Mil obrigados!!! Googlei Tarte Seda de Chocolate porque me lembrava de ter visto a receita num livrinho que era oferecido pela revista Activa mas de que perdi vista. Que bom, recuperaste-a e ainda postaste a foto. Fixe;)
Ps: o livrinho intitulado "Fatias para o chá", dessa colecção tem receitas deliciosas. Já fiz montes de vezes o bolo de Damascos e nunca falha.

Enviar um comentário