quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Palmier Coberto

Ingredientes:

-300 gr de massa folhada
-açúcar para polvilhar

Cobertura:

-1 chávena (chá) de doce de ovos
-10 dl de água
-300 gr de açúcar



Ligue o forno a 200º. Polvilhe abundantemente a superfície de trabalho com o açúcar e coloque a massa em cima. Polvilhe novamente com açúcar e estenda-a com um rolo de cozinha, de modo a obter um rectângulo.

Enrole as duas extremidades estreitas da massa, até se encontrarem ao centro. Pressione ligeiramente um rolo contra o outro e corte em fatias com cerca de um centímetro de largura.

Unte um tabuleiro de ir ao forno com manteiga e disponha as fatias nele, espaçadas entre si. Leve ao forno a dourar. Vire os palmiers com uma espátula, para que dourem dos dois lados.

Quando estiverem completamente dourados, retire do forno e deixe arrefecer. Barre os palmiers com o doce de ovos e reserve. Num tacho, junte a água e o açúcar e leve ao lume.

Deixe ferver até obter ponto assoprado. Para saber quando está no ponto, envolva uma escumadeira na calda e sopre. Se se formarem bolinhas, está pronta. Retire do lume, mexa e deixe arrefecer até começar a ficar opaco. Nesse momento, derrame um pouco desta calda sobre cada palmier. Deixe arrefecer e sirva.


Doce de Ovos:
-6 colheres de açúcar
-6 gemas
-água q.b.

Num tacho põe-se o açúcar, cobre-se com água e vai ao lume até fazer um ponto leve. Retira-se do lume. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas bem batidas.
Vai novamente ao lume até engrossar um pouco.



1 comentários:

N@di@ Tetéia disse...

Minha nossa, que maravilha eu achar esta receita! Amo estes palmier cobertos, que só os posso comer quando volto a minha cidade natal, Rio de Janeiro. Moro no sul há 13 anos e por aqui os doces não são doces, são muito cremosos mas não doces. Obrigada pela receita.

Enviar um comentário