domingo, 2 de outubro de 2011

Pasteis de Nata

Ingredientes:

Para o Creme:

-60 gr de farinha de trigo
-0.5 l de leite
-1 pauzinho de canela
-1 casquinha de limão
-0.5 kg de açúcar
-2.5 dl de água
-6 gemas de ovo

Para a Massa:

-250 gr de farinha de trigo
-1.25 dl de água fria
-farinha para polvilhar
-150 gr de margarina para folhados
-50 gr de margarina de culinária



Para o creme desfaça a farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos. Faça ferver o leite restante com o pau de canela e a casca de limão. Deite o leite fervido, em fio e mexendo sempre, sobre a farinha dissolvida e leve a ferver em lume moderado, mexendo no fundo com colher de pau para não pegar. Assim que levantar fervura, retire do lume. Misture o açúcar com 2.5 dl de água, faça ferver 3 minutos exactos e retire do lume. Misture-o ao preparado anterior, deixando-o cair em fio e mexendo sempre.



Para a massa deite a farinha na mesa, abra uma cavidade ao centro, deite nela uma pitada de sal e a água; comece a envolver a farinha no centro com a água.



Vá envolvendo e amassando a massa e bata-a bem para ficar elástica.



Faça uma bola com a massa, polvilhe-a com farinha e deixe-a repousar 30 minutos.



Entretanto, misture as margarinas e amasse-as bem em pasta ligada e amolecida, capaz de ser trabalhada com espátula. Sobre a mesa, estenda a massa com o mínimo de farinha possível para não pegar mas também não deve ficar com muita farinha agarrada. A massa deve ficar com espessura de 3mm e muito lisa. Com a espátula e muito ao de leve, espalhe 1/3 da margarina sobre a massa, mas com muito cuidado para não a arranhar. Evite espalhar muito a margarina até aos bordos.



Dobre a massa para dentro em 3 partes e deixe descansar 5 minutos. Volte a estender a massa, segundo as indicações da fase anterior (volte a espalhar o segundo 1/3 da margarina e volte igualmente a dobrar em 3). Deixe descansar mais 5 minutos. Volte a estender e volte a barrar com o último terço de margarina.



Depois de bem espalhada, comece a enrolar a massa em forma de charuto, esticando-o o mais possível.



Acabe de enrolar a massa, faça-a rolar sobre a mesa para ficar certinha e com cerca de 2.5 cm de diâmetro. Corte-a em rodelas de 1.5 cm de espessura e vá colocando estas rodelas dentro das formas dos pasteis de nata.



Com os dedos polegares molhados em água fria, comece a fazer pressão pelo centro da rodela de massa, andando sempre à volta, para que a massa se estenda por igual, até aos bordos, mas de modo que o bordo de cima fique um pouco mais grosso, pois é ai que a massa vai folhar. Portanto, no fundo e nos lados fica uma camada fina (sem estar furada) mas, em cima fica mais grossa. Depois de as formas estarem todas com o folhado puxado, coloque-as num tabuleiro.



Ao creme que já deve estar quase frio, adicione as 6 gemas, mexa e passe tudo por um passador de rede.



Encha as formas com o creme quase até aos bordos. Não deixe cair creme no bordo superior da massa. Com cuidado, leve o tabuleiro a cozer em forno muito quente (superior a 200º). Se não estiver muito quente, os pasteis não cozem rapidamente e o creme começa a fervilhar. O tempo de cozedura é de 15 minutos. Retire então o tabuleiro do forno. Os pasteis são retirados com a ponta de uma faquinha caso não saiam à mão. Podem ser, ou não, polvilhados com açúcar e canela moída.

0 comentários:

Enviar um comentário